EAD da PUC Goiás nota máxima no MEC já está às novas exigências legais
25/07/2025
(Foto: Reprodução) Entre as principais exigências estão o fim dos cursos 100% online em determinadas áreas, a obrigatoriedade de atividades presenciais ou síncronas e a inclusão de um mediador pedagógico no processo de ensino. Enquanto muitas instituições precisarão se adaptar, a PUC Goiás já está pronta. Com nota máxima (5) no MEC em seu recredenciamento, em 2023, a universidade foi referência na construção da nova legislação.
PUC Goiás
Acervo
Segundo a pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, professora Sonia Margarida Gomes, a universidade já adotava formato com atividades presenciais e síncronas, o que significa que a nova legislação não exigirá grandes mudanças na estrutura atual. “A legislação era esperada e veio tardiamente. Formar profissionais requer excelência, e a forma como o EAD vinha sendo ofertado, em muitos casos, não garantia essa qualidade”, explica. Ela lembra que a PUC participou ativamente do processo que originou o novo marco regulatório, com a representação no Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares) da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) e a participação da Associação Nacional das Escolas Católicas.
A PUC Goiás já aplicava diretrizes que agora se tornam obrigatórias para todas as instituições. Os cursos de licenciatura e bacharelado oferecidos pela universidade já eram considerados semipresenciais, mesmo sem essa nomenclatura oficial. Além disso, atividades práticas, laboratoriais e de extensão e estágios sempre fizeram parte da rotina dos estudantes.
“Nosso conceito de EAD entende que o aluno é, de fato, um estudante da PUC. Ele participa de grupos de pesquisa, é monitor, integra projetos de extensão e vive plenamente a graduação”, reforça Sonia Margarida. Outra mudança prevista na nova legislação já era praticada pela PUC. A figura do mediador pedagógico já existia como parte da estrutura pedagógica. Outro ponto importante é que todas as nossas unidades curriculares têm um docente regente.
De acordo com Rodrigo Martinez Castro, coordenador de Ensino a Distância da PUC Goiás, desde 2022 a universidade já vinha cumprindo exigências que só agora se tornaram lei, como a presença obrigatória de atividades presenciais em cursos de áreas como Educação e Engenharias. “A visão da PUC sempre foi de que o ensino superior precisa desenvolver habilidades e competências. Em algumas situações, como aulas em laboratório ou práticas esportivas, não é possível substituir a experiência presencial.”
Rodrigo destaca também o papel transformador da extensão, que já integrava os cursos da PUC antes mesmo da obrigatoriedade dos 10% previstos pela legislação de 2023. “A maioria das nossas disciplinas já tem projetos que atendem às demandas da comunidade. Vejo isso como muito positivo. Pode até demorar um pouco mais para o estudante entender seu papel, mas o retorno é enorme, tanto em aprendizado quanto em impacto social.”
A PUC foi uma das instituições que colaboraram com o MEC durante a formulação da nova política nacional. “Participamos ativamente das discussões e oferecemos nossa experiência como subsídio para o que veio a ser a legislação atual”, afirma Rodrigo. Ele ressalta que o formato EAD da universidade já previa atividades síncronas, tutoria pedagógica com docentes e avaliações presenciais. “A adaptação será mínima, porque nosso formato já previa a maioria destas questões que agora são lei.”
A expectativa, segundo a gestão da PUC, é de que a nova regulamentação melhore a qualidade geral do ensino superior no país. “Se bem ajustada, essa legislação pode ser positiva para todos. A intenção clara é criar uma educação melhor”, conclui Rodrigo.
Vem pra PUC
Na PUC Goiás, são mais de 20 cursos de graduação na modalidade EAD com garantia de estar aprendendo os melhores conteúdos com profissionais altamente qualificados, o que confere muita credibilidade aos nossos cursos para quem quer ingressar no Ensino Superior. Ao longo dos últimos 3 anos, vários cursos na modalidade foram reconhecidos com a nota 5, entre eles, Gestão Hospitalar, Educação Física, Pedagogia e Big Data. As inscrições para o vestibular 2025/2 estão abertas.