Filme 'Vila Polar' resgata memórias de Vargem Grande do Sul e estreia com exibição gratuita
25/07/2025
(Foto: Reprodução) Lançamento do curta-metragem 'Vila Polar' em Vargem Grande do Sul
Michele Veloso
O curta-metragem “Vila Polar” estreia nesta sexta-feira (25) em Vargem Grande do Sul (SP). A produção do diretor Paulo Tothy propõe uma reflexão sobre memória, patrimônio e pertencimento, tendo como cenário o tradicional bairro da cidade e as recentes perdas arquitetônicas e históricas no Centro.
A exibição com entrada gratuita começa às 19h30 no Espaço Mais Cultura (Rua João Malaguti, 385, Jardim Novo Mundo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
O evento de lançamento do filme reúne elenco e equipe. Além disso, serão exibidos os documentários "Retrato de Dora", de Bruna Callegari, e "Recife Frio", do diretor Kleber Mendonça Filho.
As obras ampliam o debate sobre memória territorial e questões climáticas. Após a sessão, o público é convidado a um bate-papo com os criadores para discutir arte, preservação e identidade.
Estreia do curta-metragem 'Vila Polar' acontece nesta sexta-feira (25) em Vargem Grande do Sul
Paulo Tothy
Mais notícias da região
PROGRAMAÇÃO: Festival Assad reúne grandes nomes da música instrumental em São João da Boa Vista
VÍDEO: asfalto cede e 'engole' rodas de caminhão carregado com 13 toneladas de açúcar
TOP RANCH: contratação de duplas sertanejas por R$ 450 mil é cancelada pela Prefeitura de São Carlos após críticas do MP
Ficção e realidade
O filme "Vila Polar" utiliza a ficção para se aproximar da realidade. Na história, a Vila e seus moradores são ameaçados por estranhas mensagens e aparições, enquanto conflitos urbanísticos revelam-se aos poucos.
Um carteiro cumpre a sua rotina diária, mas aquele não é um dia normal como qualquer outro. Na disputa entre o passado e o futuro, a memória parece estar ameaçada.
A intenção de realizar o filme neste território parte da observação de transformações urbanas e da relação afetiva com os espaços da cidade, especialmente diante da demolição de edifícios com valor histórico, como casarões e antigos armazéns.
Estreia do curta-metragem 'Vila Polar' acontece nesta sexta-feira (25) em Vargem Grande do Sul
Paulo Tothy
Segundo o diretor vargengrandense, "Vila Polar" busca “reativar presenças e criar novos significados para espaços em ruínas, utilizando intervenções poéticas como forma de diálogo com o passado”. Para ele, o filme não se limita à nostalgia:
“É um convite à invenção de memória e à reflexão sobre o que permanece. Me aprofundar neste tema chamou a minha atenção para as minhas próprias ruínas e porque não os meus próprios ‘casarões’, como é a casa da minha avó, que é uma personagem fundamental neste filme. Tudo partiu dela e da memória viva e fundamental daquele lugar”, disse o diretor.
A arquiteta e diretora de arte Elisa Sbardelini, também nascida na cidade, destacou o contraste entre Vargem Grande do Sul e cidades vizinhas no que diz respeito à preservação patrimonial.
“Enquanto outras localidades conseguiram manter parte significativa de sua história arquitetônica, em Vargem seguimos apagando camadas importantes da nossa identidade”, disse.
Exibição em escolas
“Vila Polar” será exibido em duas escolas da rede municipal, como parte de uma ação educativa que busca aproximar os estudantes do universo do filme e dos temas que ele propõe.
As sessões acontecerão após o retorno às aulas, em agosto. Com classificação indicativa livre, a obra poderá ser debatida em sala de aula, criando um espaço de reflexão sobre a relação da comunidade com o próprio território e suas memórias.
A realização do filme foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Turismo.
VEJA MAIS:
Novo 'Quarteto Fantástico' estreia nos cinemas da região
Novo 'Quarteto Fantástico' estreia nos cinemas da região
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara